Casos de Alzheimer triplicarão até 2050 nos EUA

alzheimerO número de pessoas afetadas pelo mal de Alzheimer triplicará nos Estados Unidos nas próximas quatro décadas, segundo novas estimativas publicadas nesta quarta-feira (6) pela revista acadêmica de neurologia, Neurology.

O aumento é explicado pelo envelhecimento da chamada geração do Baby Boom, destacou a doutora Jennifer Weuve, professora de Medicina em Chicago e co-autora da pesquisa.

“Cada vez há mais pessoas afetadas pela doença, o que constitui um grande problema para o sistema de saúde e para os programas sociais”, afirmou ela, destacando que estas estimativas confirmam as feitas anteriormente.

O estudo, realizado entre 1993 e 2011 com 10.802 americanos maiores de 65 anos residentes em Chicago, alerta para a “necessidade urgente” de avançar no estudo da doença e em estratégias de prevenção.

Nele são cruzados dados de idade, origem étnica e formação com os de mortalidade, assim como as estimativas atuais e futuras do censo.

Desta forma, diante dos 4,7 milhões de pessoas afetadas pelo mal de Alzheimer registradas em 2010, o estudo indica que esta cifra chegará a 13,8 milhões em 2050, dos quais mais da metade terão pelo menos 85 anos.

Segundo uma fundação privada que luta contra a doença, a USAAgainstAlzheimer, os Estados Unidos deveriam dedicar US$ 2 bilhões para combater este mal, 4,4 vezes mais do que o orçamento atual.

Fonte: UOL

Sobre Dr. Stevin Zung

Médico Psiquiatra. Diretor Técnico do Hospital João Evangelista. Mestrado e Doutorado pela Faculdade de Medicina da USP. Psiquiatra Pesquisador do Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP. Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP. Residência Médica em Psiquiatria pela Santa Casa de São Paulo. Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná - UFPR.
Esse post foi publicado em Notícias e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s