Insônia dobra os riscos de ataque cardíaco e derrame

Problemas no sono também aumentam a pressão sanguínea. Estudo de hospital do Taiwan ouviu 43 mil pessoas

RIO – Dificuldades para dormir podem dobrar as chances de um ataque cardíaco ou um derrame. É o que diz estudo do Hospital Geral de Veteranos de Taipei, no Taiwan. Para a pesquisa, foram analisadas 43 mil pessoas com mais de 45 anos. Delas, 10.871 tinham insônia.

O estudo durou quatro anos e corrobora com trabalhos anteriores que alertavam para o aumento da pressão sanguínea e os maiores riscos de ataques cardíacos em quem não dorme o suficiente ou acorda muito cedo. Após o período de análise, foram verificados 424 ataques cardíacos e 3.307 derrames. Os que estavam no grupo com insônia tinham 2,3 vezes mais chances de passar pelo primeiro problema e 1,99 mais riscos do segundo.

Para Chien-Yi Shu, chefe das pesquisas, os médicos já devem incluir os distúrbios de sono como um dos fatores que podem ajudam a estudar as doenças de coração, assim como o fumo e a obesidade.

— Os doutores precisam prestar mais atenção aos sintomas de insônia nos pacientes e considerar o uso de diferentes métodos para melhorar o sono, inclusive terapia médica ou psicológica. O tratamento aumenta a qualidade de vida e reduz os riscos de doenças cardiovasculares — argumenta.

Fonte: Jornal O Globo

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/saude/insonia-dobra-os-riscos-de-ataque-cardiaco-derrame-6645862#ixzz2BTNOZzRK

Sobre Dr. Alexandre B. Chehin

Médico Psiquiatra e Diretor Clínico do Hospital João Evangelista. Pós–graduando do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina (UNIFESP–EPM). Especialização em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP. Residência em Psiquiatria pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina (UNIFESP–EPM). Graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina (UNIFESP–EPM)
Esse post foi publicado em Notícias, Pesquisas Científicas, Qualidade de Vida e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s