Aplicativo em celular avisa paciente e médico sobre recaída psiquiátrica

O que aconteceria se o médico pudesse ter feito uma intervenção nos minutos anteriores à recaída de um paciente que está lutando contra o vício em drogas ou contra um trauma? Ela teria sido evitada?

Foi pensando nisso que pesquisadores do MIT começaram a desenvolver o iHeal Project.

Criado com tecnologias que aliam inteligência artificial, monitoramento biofísico, conexão wireless e smartphones, o iHeal tem o objetivo de evitar situações de recaída nas drogas, ou de deflagração de crises de ansiedade causadas pelo transtorno de estresse pós-traumático (TEPT).

Ele funciona da seguinte forma: uma pulseira monitora continuamente a atividade elétrica da pele, a movimentação do corpo, a temperatura da pele e os batimentos cardíacos da pessoa. Assim, consegue detectar o aumento do desempenho do sistema nervoso simpático do paciente, normalmente relacionado a situações de estresse.

Todas essas informações são transmitidas por conexão wireless a um software no smartphone, que acompanha e processa os dados fisiológicos recebidos.

Detectado um aumento da atividade dos nervos simpáticos, o smartphone envia mensagens que perguntam à pessoa como ela avalia seu nível de estresse, o que está fazendo naquele momento e se está com vontade de consumir drogas ou prestes a ter uma crise de TEPT.

A partir do conjunto desses dados, o iHeal cria um algoritmo capaz de reconhecer situações relacionadas a uma recaída no consumo de drogas ou crises de ansiedade.

Identificando, em tempo real, essas situações, o iHeal faz intervenções por SMS. Segundo Rich Fletcher, um dos pesquisadores do projeto, essas mensagens têm por objetivo principal distrair o paciente, dando a ele tempo suficiente para controlar (e evitar) a recaída ou uma crise de ansiedade.

Por isso, elas podem ser desde jogos com mapas a imagens “estranhas”: um tomate, por exemplo. Qualquer coisa que mude o foco da pessoa naquele momento.

Também é possível uma intervenção do médico da pessoa, o qual, pela internet, pode mudar as mensagens que serão enviadas ao seu paciente.

O iHeal foi testado em sete homens, americanos, ex-veteranos de guerra. Todos com histórico de abuso de drogas e estresse pós-traumático.

Eles aprovaram a rapidez do sistema, mas reclamaram da impessoalidade do tratamento. Sugeriram que outras formas de intervenção, como vídeos, apps, jogos e músicas, fossem desenvolvidas.

Segundo os cientistas, não há previsão de quando o iHeal poderá chegar ao usuário final. “Precisamos melhorar o algoritmo, para que ele possa entender e prever melhor os estados emocionais. Além disso, também estamos analisando como integrar o iHeal com terapias já existentes”, disse Edward Boyer. “E temos de aumentar a vida útil da bateria, melhorar a forma pela qual os sensores cancelam ruídos… Honestamente, ainda há muito a ser feito.”

Fonte: Folha de SP

Sobre Dr. Stevin Zung

Médico Psiquiatra. Diretor Técnico do Hospital João Evangelista. Mestrado e Doutorado pela Faculdade de Medicina da USP. Psiquiatra Pesquisador do Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP. Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP. Residência Médica em Psiquiatria pela Santa Casa de São Paulo. Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná - UFPR.
Esse post foi publicado em Notícias e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Aplicativo em celular avisa paciente e médico sobre recaída psiquiátrica

  1. Liz disse:

    Realmente é uma ótima idéia, principalmente para aqueles que tem algum tipo de recaida. Espero que o aplicativo chegue no seu estado final e ajude quem necessita.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s