Exercícios podem melhorar humor de pacientes com doenças crônicas.

Image

Fazer exercícios regularmente pode melhorar o humor de pessoas com doenças crônicas como câncer, problemas do coração e dor nas costas. Mas eles não fazem milagres: em média, de cada seis pessoas que praticam atividade física, uma sente melhoras.

“Há evidências de que o exercício pode prevenir a depressão, e agora há também evidência de que ele pode funcionar como um tratamento”, diz Alan Gelenberg, do departamento de psiquiatria da Penn State University.

No estudo, publicado no Archives of Internal Medicine, os autores quiseram avaliar a evidência de que o treinamento pode também ajudar pessoas cronicamente doentes que não receberam o diagnóstico de depressão, mas que se sentem desanimadas.

Isso é importante porque sintomas depressivos podem fazer com que as pessoas deixem de tomar remédios, pode aumentar o uso dos serviços de saúde e reduzir a qualidade de vida, diz Matthew Herring, da Universidade do Alabama, em Birmingham.

Ele e seus colegas avaliaram 90 estudos que incluíram mais de 10 mil pessoas com problemas de saúde como câncer, doenças cardiovasculares, doença pulmonar obstrutiva crônica, fibromialgia, dor crônica e obesidade.

Em cada estudo, as pessoas foram divididas em grupos em que algumas praticavam exercícios, em média, três vezes por semana, e outras não praticavam nada.

De acordo com os autores, sintomas depressivos diminuíram 22% com a atividade física. Isso é similar ao efeito sobre fadiga, ansiedade, dor, entre outros.

“A magnitude do efeito do treinamento nos sintomas depressivos entre pacientes foi pequena, mas significativa”, dizem os autores.

Eles dizem que a prática moderada – pelo menos 150 minutos de intensidade moderada por semana – a vigorosa – pelo menos 75 minutos de intensidade vigorosa por semana – parecem ajudar mais.

No entanto, a pesquisa tem algumas lacunas. Ainda não está claro, por exemplo, como algumas pessoas com doenças crônicas conseguiriam se exercitar na intensidade suficiente, e muitos participantes realmente desistiram dos estudos.

Também não estão claros por quanto tempo os efeitos duram, quanto exercício e qual o tipo funciona melhor – treinamento aeróbico como corrida ou caminhada ou exercícios de força.

“O que não sabemos é mais do que o que sabemos”, diz Gelenberg. Mas ele deve ser feito de maneira correta e cuidadosa.

Ele diz que essas pessoas que se sentem deprimidas deveriam se exercitar de acordo com as diretrizes médicas e consumir uma dieta saudável.

“Eu gostaria de sugerir que esses pacientes cedam a alguns prazeres saudáveis: pessoas, livros, caminhadas, sentar em um lugar bonito”. Se eles ainda se sentem deprimidos, sugiro atenção profissional para considerar psicoterapia ou medicamentos.

Fonte:  Jornal Pequeno

Sobre Juliana Sartore

Educadora Física no Hospital João Evangelista e Hospital Dia. Pós-graduada em Atividade Física Adaptada e Saúde (UNIFMU) e Psicomotricidade (UCAMPROMINAS).
Esse post foi publicado em Notícias e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Exercícios podem melhorar humor de pacientes com doenças crônicas.

  1. aparecida martins pereira gallo disse:

    Boa tarde Juliana, gosto de falar com vc acho muito interessante quando comecei a tomar valproato de sódio engordei 20 kgs, mas estava muito deprimida demorei a enxergar que prescisa me exercitar ..comecei com a Hidroginastica, yoga, e depois as caminhadas na orla melhorei bastante dores nas costas, meu joelho, e o peso.. dentro de todos os exercícios o que eu mais gosto é a caminhada o meu pensamento voa como é bom,,,
    Sou uma paciente rebede, reconheço me passaram um remédio agora chamado Geodon ele me tira do prumo..como vou fazer meus exercícios.?
    Concordo quando vc fala Juliana que devemos passar no médico, mas concordo que o profissional tem que ver como estamos nos saindo com as medicações que já tomamos, afinal uma doença mental dói a alma é diferente de quebrar um braço uma perna, para chegar um medico e trocar seus medicamentos sem te respeitar seu bem estar.
    Ai resolvi …estou muito bem fazendo meu curso de modelista e costura no senai, levanto as 4:30 para chegar na ponta da praia em santos, canal 7 ,, muita disciplina vou conseguir fico lá todos os dias são 5 horas de curso por 4 meses, está sendo meio puxado , mas conheci pesoas novas
    e adoro o mundo da moda, tudo me fascina…tenho que escolher ou eu durmo com geodon, ou exercito num onibus cheio e volto aprender e exercitar a viver com toques e sirenes de escolas
    lá acho que minha mente tem respeito.
    Gosto de vc Juliana, vc é Humana, vc vai longe..menina…
    beijos, obrigada pelas suas informações, sempre maravilhosas,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s